terça-feira, 1 de março de 2011

Verdade

Ela gritava para o nada. Aquela busca incessante por respostas estava chegando ao fim. Conclusões não muito boas surgiam à sua cabeça a todo momento, mas nunca a verdade. Mas, aonde está a verdade afinal? Quem a esconde? Será que não existe nada que não seja arbitrário, nem mesmo a verdade? Todos criam e recriam versões diferente sobre um determinado fato, mas qual é a verdadeira? Nem mesmo a literatura é real, ela sempre será fictícia. Mas e se para mim existe, quem discordará? É a minha verdade. Talvez não exista uma verdade coletiva, ou uma verdade completamente real.

(foto: google.com)

Just keep going

4 comentários:

  1. Sabe que sempre pensei nisso também? Mas, especificamente, costumo dizer sobre "certo" e "errado". Assim como esse seu texto fala sobre a verdade, já parou para pensar que certo e errado não existem?

    São apenas conceitos que dizem respeito à índole de uma determinada pessoa.

    Se uma pessoa age conforme sua pronúncia, então seria errada se ela fosse contra aquilo que prega. Se ela age conforme as ideias que ela apresenta, então ela é verdadeira independente da verdade que algum outro indivíduo carrega.

    Talvez o mesmo valha para a verdade.

    Mas, claro, o que estou falando pode não ser a maior verdade do mundo. Posso até mesmo estar errado (aos olhos dos outros).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Mao! São apenas conceitos.
    Beijos e obrigada pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Estava fuçando, achei o seu blog, gostei do post e resolvi comentar!
    A verdade, assim como a mentira, ou como amor são palavras classificadas pelos gramáticos como substantivos abstratos (não podemos ver ou sentir materialmente) porém são completamente concretos e como você exemplificou: RELATIVOS! Conceitos quase sempre serão assim! Isso é bastante interessante. Noções de 'certo' ou 'errado' (estou pegando carona no comentário acima, rs) estão atreladas ao 'eu' que o detém e o mesmo acontece com 'verdade', 'mentira', 'amor'.
    Ah, achei o trecho que você fala da literatura bem legal também e no que você eu tenho que discordar: existe um teórico, acho que é Cortazár, que diz que A literatura não é completamente real, nem completamente ficção. Não me recordo bem das palavras, mas a mensagem é essa. Eu concordo, já parou pra pensar como a literatura pode ser real? Como existem vários personagens de livros por aí com outros nomes? rsrs.

    Um beijo.
    Aparecerei quando puder.
    Ah, abri recentemente um blog (de novo). Só há uma postagem lá, se quiser dar uma olhada... é um conto. Bem, está convidada!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelo comentário Unia!
    Volte sempre :)

    ResponderExcluir